quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Mandela, 46664

Acordei hoje, com o tempo a escorregar.
Já atrasado, porque a noite foi de festa, saio de casa para a empresa e ligo o rádio do carro onde o locutor assinala a efeméride dos 20 anos de libertação de Nelson Mandela da prisão de Robben Island, ao largo da Cidade do Cabo, África do Sul.

O seu número de prisioneiro era o 466, entrado no ano de 1964.

Um ponto de viragem numa sociedade também ela presa a um regime de divisão racial,onde qualquer tipo de mistura era proibida e onde a discriminação era um bem para o país.

Mandela foi e é sinal de esperança, de si mesmo e do seu povo. Ele que, 20 anos depois, convidou o seu carcereiro de Robben Island para jantar, em sua casa.

"A grandeza dos homens está na grandiosidade das suas obras"

1 comentário:

Renata disse...

É verdade! O Mandela e o seu carcereiro acabaram, de certa forma, por se tornar amigos durante o tempo em que Mandela esteve preso em Robben Island. Recomendo que vejas o filme "Mandela, meu prisioneiro, meu amigo", que retracta a história do Mandela aos olhos do seu carcereiro, bem como o clima de insegurança relativamente ao racismo. Eu gostei bastante. Se n conseguires encontrar eu empresto-te o meu. Bjs