Quis assim o calendário que o dia da Paixão de Cristo coincidisse com a passagem dos 5 anos da morte de uma das figuras mais importantes da história recente, João Paulo II (para mim, a Homem do Século XX).
A Páscoa é a única festa Cristã celebrada por todas as suas vertentes (Católicos, Judeus, Ortodoxos, Arménios, etc).
A etimologia da palavra (Páscoa vem do hebraico Pessach, que significa passagem) revela o sentido da celebração, onde os judeus celebravam a passagem (de ano), sendo o dia de Páscoa o início do novo ano, coincidindo também com a chegada da Primavera e da vida na natureza.
No dia que hoje se assinala, apraz-me destacar também o legado deixado por João Paulo II em mais de 25 anos de Pontificado. O Papa que não teve medo (palavras do próprio), o homem que viajou pelos 5 continentes, que assistiu ao fim do comunismo russo, que sofreu atentados em dois 13 de Maio seguidos. O homem que abriu as portas ao entendimento ecuménico, que chamou os jovens a participar activamente, que fez de Fátima um dos maiores santuários Católicos, que tantas coisas mais..
A sua passagem foi, de facto, um novo começo para um Mundo perdido entre a II Grande Guerra e a Guerra Fria. Que o seu testemunho seja, em todo, continuado.
2 comentários:
Não sei se foi a figura do século XX, mas foi sem dúvida um grande homem, por quem também tenho um grande respeito e admiração.
Pena é que o seu sucessor não esteja minimamente à altura...
Não seria de esperar um Papa tão forte novamente. Sinto que a Igreja pensa que é necessário o mundo assimilar tudo o que JP II trouxe. As mudanças, os novos desafios, o não abdicar dos dogmas, etc. Bento VXI será sempre um (ou um dos) Papa(s) de transição.
Enviar um comentário